O Ensino Deveria Ser Radicalmente Diferente – Versão Resumida


   Todo um novo sistema dificilmente poderá ser descrito em poucas palavras, mas, para aqueles com mais pressa – ou para os com mais preguiça –, poder-se-á explanar os conceitos-base do sistema da seguinte forma:

  • Organização do conhecimento num sistema semelhante a uma árvore, sendo cada parte indissociável da matéria leccionada independentemente das restantes, durante 2 a 10 aulas, podendo ser repetida. 
  • Inexistência de anos lectivos fixos e de turmas.
  • Liberdade de escolha do conhecimento a aprender.
  • Possibilidade de aprender matérias de "ramos" do saber diferentes.
  • Avaliação efectuada através de exercícios, não de testes.
  • Maior especialização e especificidade das qualificações profissionais

   Obviamente que há diversos aspectos que não puderam ser abordados aqui, pelo facto de se tratar de um resumo. Assim, para os leitores que desejem conhecer em maior profundidade esta teoria, fica o convite para consultarem a versão mais longa do texto. De resto, se, mesmo sem ter lido a versão integral do texto, algum leitor tiver alguma sugestão, terei todo o gosto em recebê-la, seja sob a forma de comentário, seja sob a forma de correio electrónico (ver Contactos).



   Tenho de repetir aqui a mensagem final que deixo a todos os estudantes no texto mais longo:


   Não desistam, não parem, não se deixem demover de lutar por aquilo que acham que está certo! Não pensem que, se sempre o foi, sempre o será, não pensem que são uma mera engrenagem na enorme máquina do Ensino! Saibam que têm mais poder do que o que pensam, saibam que, sem vós, todos os lobbies, o dos professores, o dos ministros da Educação, o dos directores das escolas, não têm poder algum, não têm sequer razão de existir! Unam-se e lutem, mas não se separem nem dividam! Recordem-se do lema dos rebeldes das colónias britânicas na América do Norte: “United we stand, divided we fall!”. Digo-vos que sim, podem mudar o mundo! Basta quererem, basta acreditarem, basta lutarem! Lutem comigo, não só por vós, mas sobretudo pelos vossos filhos, por todos os futuros alunos, para que possam verdadeiramente ter um futuro melhor!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Este espaço está à disposição de todos os leitores, seja para elogiar, seja para criticar, seja para, pura e simplesmente, comentar. O autor reserva para si o direito de responder conforme tenha disponibilidade.